16 de fev. de 2015

Você é uma pessoa Rígida?

O excesso de rigidez é um mal que traz consequências terríveis. Esse texto pode ser útil a quem se coloca na condição de uma pessoa rígida e também a quem convive com alguém nesse padrão.

Você convive com uma pessoa assim? Se sua resposta for positiva, deve sentir o quanto esse relacionamento é desgastante, não é? São indivíduos dogmáticos, incapazes de aceitar e considerar um ponto de vista diferente do seu. Muitas vezes pessoas teimosas que vão ao excesso do desrespeito, por não darem o devido espaço para as diferenças pessoais que existem nos amigos e familiares.

Agora, se você está na posição dessa pessoa, deve saber que o excesso de rigidez e severidade faz com que se crie um padrão mental que influenciará os outros para os trate da mesma forma como você os trata. E isso pode se agravar ainda mais, no futuro, por provocar em você um sentimento de autopunição, pois estará usando para consigo o mesmo tratamento de austeridade e dureza que utiliza com o outro.

Para corrigir esse comportamento é importante compreender duas coisas primordiais:

1ª que existem limites que se expressam de maneira específica e ninguém pode exigir igualdade de pensamento e ação de outro ser humano.


2ª Respeitando nossa singularidade, aprenderemos a respeitar a singularidade dos outros e sempre cairemos no excesso, quando não aceitarmos nosso ritmo de crescimento, bem como o do próximo.

Precisamos entender também que todos trazemos tendências inconscientes consideradas por nós mesmos como reprováveis e que tentam vir à nossa consciência.

Diante disso correm os excessos de todo gênero, que funcionam, na maioria das vezes, como disfarce psicológico para compensar essas nossas "fraquezas".

Exageramos posturas e inclinações na tentativa de simular um caráter oposto.

Observe que pessoas exageradas estão ocultando suas dificuldades, como a seguir os exemplos: 

  • todo aquele que excede no pudor, certamente está compensando seus desejos sexuais normais reprimidos.
  • o que excede na afabilidade, compensa sua agressividade mal elaborada.
  • o excesso de alimentação, é reflexo de insegurança ou necessidade de proteção.
  • e excesso de dominação representa compensação de fragilidade e desamparo interior.
  • em todo excesso ou rigidez se encontra a não aceitação da naturalidade da vida, fora e dentro de nós mesmos.
Agora pare e pense em qual ou quais situações você pode estar!


Diante dessa explanação, deixo algumas questões para nossa reflexão:

1- Será que sabemos compreender a real necessidade do "erro" na vida do ser humano?

Parece muito difícil aceitarmos isso, não é mesmo? Entendermos que os erros são necessários para nosso crescimento. Que somente através deles conseguimos avançar.

2- Você já parou para perceber que agiu de formas diferentes em situações diversas, tempos depois?
Certamente que isso significa que seu entendimento mudou e o pensamento amadureceu?

3- Você já ouviu falar que Deus age por intermédio de Leis e uma delas é a Leia de Ação e Reação?
Portanto, Ele não condena ou castiga ninguém, mas com suas leis justas permite que aprendamos e cresçamos através dos erros e sofrimento.


Agora resta-nos uma outra pergunta:
porque então usar de tanta rigidez perante os acontecimentos da vida?

Para concluir, quero apenas dizer que as convicções podem ser racionais e úteis, porém, o exagero, a obstinação se tornam prejudiciais ao nosso crescimento.

Já parou para observar um indivíduo com essas características, o quanto está estagnado? Por outro lado, aquele que aprendeu a ter flexibilidade tem maior compreensão das coisas e pessoas?

Para isso é importante saber que ser flexível não quer dizer perda de personalidade, mas ter uma mente aberta, um melhor discernimento para perceber, escutar, aprender e seguir nossos caminhos.


Estudiosos atuais da alma humana afirmam que indivíduos duros e intransigentes não se adaptam à realidade das coisas, tendo uma maior predisposição para a psicose. 

Uma fuga para um universo irreal, como forma de adaptação, para que possam sobreviver no mundo social que eles relutam em aceitar.

A não-aceitação os colocam em condições psíquicas atrozes, que invalidam o bem viver, levando a depressão de difícil cura.


Portanto, se você leitor não se encontra nessas condições, porém, convive com uma pessoa que sofre esse mal, saiba que é imperioso aceitar o erro como necessidade que ela mesma enfrenta e ao invés de criticá-la, colocando-se na mesma vibração que ela, que tal mostrar com seu comportamento, o quanto ela está perdendo tempo, atrasando sua evolução? 

Lembrando que, para seu próprio crescimento, necessita usar sua flexibilidade também nessa relação, pois somente assim, poderá ter visões ampliadas e não permanecer também estacionado, como essa pessoa de seu convívio.

Entretanto, se você é essa pessoa Rígida, tanto com os outros, quanto consigo mesma, aproveite esse texto para refletir muito sobre sua vida nesse momento. Pare e pense com todo carinho em tudo o que leu aqui; observe o que é possível mudar a partir de agora. É claro que será uma mudança lenta, porém, gradual e necessária.

Para finalizar, quero ressaltar o exemplo daquele que consideramos nosso Mestre, Jesus teve atitudes inéditas em seu tempo, substituindo toda uma forma de pensar rígida, impetuosa e fanática dos homens de caráter austero e intolerante daquela época em que viveu.

Agora quero pedir sua opinião sobre o assunto; escreva no espaço abaixo se gostou de ler ou se tem algo a acrescentar. Ficarei feliz em conhecer seu pensamento!

Texto adaptado do livro "As Dores da Alma" de Francisco do Espírito Santo Neto


Transformando e Curando Nossas Vidas

Ieda Perez
Terapeuta  Holística Integrativa

6 comentários:

  1. Eu estava bem no meio de um dilema e embora racionalmente eu saiba o que esta certo fazer neste momento eu não estou conseguindo ir com o coração , tenho dificuldade em mudar o foco, mais muito obrigado pelas palavras to achando mesmo que sou rígida preciso aprender a ser maleável ufaa

    ResponderExcluir
  2. Não consigo mudar, isso me causa sofrimento em vários aspectos da vida.Quero e preciso mudar, mas não encontro uma saída.

    ResponderExcluir
  3. Texto extraído do Livro: AS DORES DA ALMA pelo Espirito HAMMED:
    Teimosia é uma forma de rigidez da personalidade. É um apego obstinado às próprias idéias e gostos, nunca admitindo insuficiência e erros.

    Conviver com criaturas que estão com a razão, que acreditam que nasceram para ensinar ou salvar todo mundo e que jamais transgridem a nada, é viver relacionamentos desgastantes e insatisfatórios.

    Quase sempre, fugimos desses indivíduos dogmáticos, incapazes de aceitar e considerar um ponto de vista diferente do seu. Nesses relacionamentos, ficamos confinados à representação de papéis instrutor-aprendiz, orientador-orientado, mentor-pupilo. Somente escutamos, nunca podemos expressar nossa opinião sobre os eventos e as experiências que compartilhamos.

    Veja na integra:

    http://robertacarrilho-div.blogspot.com.br/2010/01/rigidez-i_12.html

    ResponderExcluir
  4. Gratidão pelos ensinamentos. Estou buscando o caminho de luz e sabedoria para a transformação da alma. Gratidão Eterna.

    ResponderExcluir
  5. boa noite,eu li esse texto e me indentifiquei muito sou masoquista e rígida,mais masoquista acho que 60% masoquista e40%rigida,mas vou mudar em nome de jesus pq e um sofrimento so.nao quero ser mais assim obrigado por me ajudar

    ResponderExcluir
  6. Bia tarde a cada matéria que leio tenho mais certeza de que sou rígida gostaria de achar um porta de saída sofro muito por ser assim gostaria muito de conseguir mudar mais não consigo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...